É só bater um friozinho de leve que o povo aqui de casa já sai logo gritando: " Queremos so-pa, queremos so-pa!!!"
E eu, como esposa dedicada e mãe zelosa... (mentira, eu também amo uma sopinha) corro fazer!!!
Sei que já coloquei uma receita parecida com essa aqui no blog, mas amo tanto essa sopinha que não resisti...
E como se não der uma inventadinha não sou eu... um belo dia resolvi bater a abóbora nossa de cada dia com casca e tudo no liquidificador!
Normalmente já é uma prática minha não sair descartando toda e qualquer casca por aí... afinal, as cascas estão repletas de nutrientes e fibras, que são mega famosas pela sua ação benéfica ao intestino - é minha gente, ajuda a ir ao banheiro tooooodo santo dia!
Então, bora comer tudo com cascaaaaa!!!!
Calma, nem tudo!
Mas a abóbora pode sim ser comida com a casca! Descobri isso uma vez na casa da minha tia Ivone, uma tia pra lá de querida, que é super engajada na cozinha e faz coisinhas deliciosas... (beeeeijo tia!)
Nesse dia ela cortou a abóbora em fatias, arrumou bem bonitinho em um refratário e temperou com ervas, sal e azeite e levou ao forno para assar. Gente, que delícia! Me esbaldei naquela abóbora!
Foi aí que atinei para o fato de que a se estiver bem cozidinha e macia, a casca fica deliciosa...
Bom, voltando à saga da sopa: resultado, meus pimpolhos amaram a sopinha "verde" (kkk por causa da casca!) e pedem sempre!
Olha só como um pouquinho de capricho pode levantar a moral de qualquer sopinha:
Sopa Cremosa de Abóbora
Você vai precisar de:
Meia abóbora japonesa (aquela da casca verde escura) picada em pedaços grandes e sem sementes
(aproximadamente 500g)
2 dentes de alho picados
1 cebola média picadinha
1 xícara de cebolinha picada ( eu corto com a tesoura, fica mais bonitinho!)
Sal e pimenta do reino moída à gosto
1 litro e meio de água para o cozimento da abóbora
Lave bem a casca da abóbora com uma escovinha e retire os fiapinhos e as sementes. Corte em pedaços grandes e leve ao fogo para cozinhar em 1 litro e meio de água com uma colherinha de chá de sal.
Enquanto a abóbora cozinha, refogue a cebola e o alho como de costume. Atenção: se quiser economizar algumas boas calorias, pule a etapa do refogado e cozinhe a cebola e o alho junto com a abóbora!
Depois que a casca da abóbora já estiver bem macia, desligue o fogo e bata tudo no liquidificador - a abóbora e o refogado, colocando o líquido do cozimento aos poucos, de acordo com a consistência que quiser dar à sua sopinha! Tempere com o sal e a pimenta do reino e salpique a cebolinha picada na hora de servir!
Dica da Matilda: toda mãe pena na hora de dar legumes ao seus pimpolhos, e eu não sou diferente... então, costumo "esconder" uns leguminhos na hora do cozimento da abóbora, acrescentando uma cenoura, abobrinha, ou batendo umas folhas de couve junto com a abóbora no liquidificador... fica uma delícia e eles nem percebem...rsrsrs
A abóbora japonesa tem poucas calorias e é rica em potássio, beta-caroteno, ferro, fibras, fósforo, proteínas, magnésio e gordura insaturada. Ou seja, faz bem pra pele, para o sangue, para os ossos e ainda é uma delícia!!!!