sábado, 26 de abril de 2014

Saladinha de Batata com Repolho e Cenoura

Adoro inventar saladinhas... primeiro porque são uma opção mega saudável para todas as horas, mas também porque as combinações entre legumes, folhas e molhos são infinitas e como vcs já sabem, invento pra chuchu...
Essa aqui surgiu assim, num domingo à noite, quando eu estava meio cheia de "comida de final de semana", que aqui em casa, como em toda boa casa italiana, é sinal de macarrão, molho de tomate, frango assado, bruscheta e um mooooonte de sobremesa!!!!
Aí saí catando tudo o que tinha de saudável na geladeira e saiu essa saladinha delícia!
Servi com kibe vegetariano, a receitinha dele coloco já já pra vocês!

Saladinha de Batata com Repolho e Cenoura

Você vai precisar de:

2 batatas médias cozidas e picadas
1 cenoura média ralada no ralo grosso
1/4 de um repolho pequeno ralado
Meia cebola pequena ralada
Sal e pimenta do reino moída à gosto
2 colheres de sopa de mostarda
4 colheres de sopa de shoyu
2 colheres de sopa de mel
5 colheres de sopa de azeite

Coloque os legumes em uma tigela e misture os ingredientes do molho em outro recipiente.
Depois é só juntar tudo e misturar bem!
Delicinha de saladinha pra fechar o final de semana com chave de ouro!!!

Dica da MatildaO repolho é pobre em proteínas, mas rico em vitaminas A, do complexo B, e principalmente C, que estimula as defesas naturais do organismo. Também é boa fonte de minerais. Apresenta significativa quantidade de potássio, cálcio, fósforo e ferro. Por isso, seu consumo é indicado para combater a desnutrição e a anemia. Além disso, ele é pouco calórico e pode ser incluído no cardápio de quem faz dieta ( ebaaaa!!!), enriquecendo a alimentação sem aumento de calorias (uhú!). Às vezes, o repolho é apontado como indigesto. De fato, especialmente quando cozido, o vegetal permanece no estômago por mais tempo e se consumido em excesso, fermenta e dá origem a formação de gases incômodos, devido a presença de enxofre em sua composição. Portanto, moderação no repolho cozido, hein gente! 



Sopa Cremosa de Abóbora

É só bater um friozinho de leve que o povo aqui de casa já sai logo gritando: " Queremos so-pa, queremos so-pa!!!"
E eu, como esposa dedicada e mãe zelosa... (mentira, eu também amo uma sopinha) corro fazer!!!
Sei que já coloquei uma receita parecida com essa aqui no blog, mas amo tanto essa sopinha que não resisti...
E como se não der uma inventadinha não sou eu... um belo dia resolvi bater a abóbora nossa de cada dia com casca e tudo no liquidificador!
Normalmente já é uma prática minha não sair descartando toda e qualquer casca por aí... afinal, as cascas estão repletas de nutrientes e fibras, que são mega famosas pela sua ação benéfica ao intestino - é minha gente, ajuda a ir ao banheiro tooooodo santo dia!
Então, bora comer tudo com cascaaaaa!!!!
Calma, nem tudo!
Mas a abóbora pode sim ser comida com a casca! Descobri isso uma vez na casa da minha tia Ivone, uma tia pra lá de querida, que é super engajada na cozinha e faz coisinhas deliciosas... (beeeeijo tia!)
Nesse dia ela cortou a abóbora em fatias, arrumou bem bonitinho em um refratário e temperou com ervas, sal e azeite e levou ao forno para assar. Gente, que delícia! Me esbaldei naquela abóbora!
Foi aí que atinei para o fato de que a se estiver bem cozidinha e macia, a casca fica deliciosa...
Bom, voltando à saga da sopa: resultado, meus pimpolhos amaram a sopinha "verde" (kkk por causa da casca!) e pedem sempre!
Olha só como um pouquinho de capricho pode levantar a moral de qualquer sopinha:

Sopa Cremosa de Abóbora

Você vai precisar de:

Meia abóbora japonesa (aquela da casca verde escura) picada em pedaços grandes e sem sementes
(aproximadamente 500g)
2 dentes de alho picados
1 cebola média picadinha
1 xícara de cebolinha picada ( eu corto com a tesoura, fica mais bonitinho!)
Sal e pimenta do reino moída à gosto
1 litro e meio de água para o cozimento da abóbora

Lave bem a casca da abóbora com uma escovinha e retire os fiapinhos e as sementes. Corte em pedaços grandes e leve ao fogo para cozinhar em 1 litro e meio de água com uma colherinha de chá de sal.
Enquanto a abóbora cozinha, refogue a cebola e o alho como de costume. Atenção: se quiser economizar algumas boas calorias, pule a etapa do refogado e cozinhe a cebola e o alho junto com a abóbora!
Depois que a casca da abóbora já estiver bem macia, desligue o fogo e bata tudo no liquidificador - a abóbora e o refogado, colocando o líquido do cozimento aos poucos, de acordo com a consistência que quiser dar à sua sopinha! Tempere com o sal e a pimenta do reino e salpique a cebolinha picada na hora de servir!
Dica da Matilda: toda mãe pena na hora de dar legumes ao seus pimpolhos, e eu não sou diferente... então, costumo "esconder" uns leguminhos na hora do cozimento da abóbora, acrescentando uma cenoura, abobrinha, ou batendo umas folhas de couve junto com a abóbora no liquidificador... fica uma delícia e eles nem percebem...rsrsrs
A abóbora japonesa tem poucas calorias e é rica em potássio, beta-caroteno, ferro, fibras, fósforo, proteínas, magnésio e gordura insaturada. Ou seja, faz bem pra pele, para o sangue, para os ossos e ainda é uma delícia!!!!

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Bolo de Chocolate, Ameixa e Banana Assado na Marmitinha

Quando vai chegando a Páscoa parece que todos os meus neurônios só processam uma palavra: CHOCOLATE!!!!
É um movimento contínuo do meu cérebro, aliado ao meu estômago que sucumbe ao apelo que vem de todos os lados: TV, internet, revistas, e até no encarte da farmácia!!!!!
E quando, pra completar o quadro catastrófico ainda vem a marvada da TPM na mesma época????? Affffê!
Pânico total!
Simplificando: penso em chocolate o tempo todo... e confesso que como um tanto além da conta também!
Mas ironicamente, esse ano quis fugir do lugar comum - o tal do OVO - e fazer um mimo diferente para as professoras do meu filho.
Aí, tem esse bolo, que faço sempre aqui em casa, uma receita que me passaram e eu fui adaptando ao nosso paladar ao longo do tempo... e também porque eu não agueeeento não dar pitaco na receita dos outros... hihihi!!!!
Enfim, é assim:



Você vai precisar de:

1 e meia xícara de farinha de trigo
4 colheres de sopa de achocolatado (eu uso Nescau mesmo)
2 colheres de sopa de cacau em pó (o da Garoto é excelente e o da Nestlé too)
5 bananas grandes amassadas
8 ameixas sem caroço picadas
2 ovos
Meia xícara de óleo
1 xícara de açúcar mascavo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato
Meia colher de chá de sal
1 xícara de granola para polvilhar

Bata no liquidificador o açúcar, os ovos e o óleo. Em seguida, em uma tigela grande, acrescente à essa mistura as bananas amassadas - truque: aqueça as bananas no microondas por 1 minuto antes de amassar, fica beeem mais fácil! - e os demais ingredientes, menos a ameixa e a granola.
Misture as ameixas picadas em um pouquinho de farinha. Porquê??? Porque assim, elas não afundarão na massa quando o bolo crescer!!!!
Coloque duas colheres de massa (bem cheias, daquelas de mãe!) em cada marmitinha de 250ml, polvilhe as ameixas e a granola sobre a massa, arrume-as em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180º por mais ou menos 10 minutinhos - ou até que estejam assadinhos...
Depois é só fazer uma capinha bem fofa para cada marmitinha e se preparar para os elogios!!!!
Se quiser fazer uma marmitinha maior, coloque sempre menos da metadeda altura da marmitinha,  de massa, para não transbordar e sobrar um espacinho para a cobertura e ainda dar para tampar sem stress!

Dica da Matilda: O magnésio, a vitamina B6 e o aminoácido triptofano – do qual a banana é uma excelente fonte - são fundamentais para a produção de neurotransmissores, como a serotonina, que confere bom humor e tranqüilidade. Por isso, a banana pode ser uma aliada contra a TPM, tendência a tristeza e processos depressivos e no combate à insônia. E a ameixa preta contém vitamina A, B2, B3, K, B6, C, E, cobre, magnésio, ferro, é riquíssima em fibras e uma substância chamada sorbitol, que é um açúcar que possui propriedades estimulantes para o intestino, fazendo que o ele funcione mais facilmente. 
Ou seja, dupla dinâmica para o humor e o bem estar!!!!







sábado, 5 de abril de 2014

Brownie com Brigadeiro e Granola


Brownie com Brigadeiro e Granola

O povo aqui de casa é doido com granola... é granola com banana, com iogurte, com salada de frutas, com sorvete... onde cabe a gente vai colocando uma granolinha...rsrsrs
E com esse bolo não foi diferente... só juntei 3 coisas que a família a-ma: o amarguinho do brownie, o docinho do brigadeiro e o crocantinho da granola!
Foi assim...

Para o Brownie você vai precisar de

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
10 colheres de sopa de cacau em pó
2 xícaras de açúcar
1 pitada de sal
4 ovos
1/2 xícara de óleo de soja
1/2 xícara de manteiga derretida
1 colher de café de fermento em pó

Sem o auxílio de batedeira, misture bem todos os ingredientes, deixando a farinha e o fermento por último.
Despeje a massa em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido por 1 hora e meia - atenção: quem conhece o seu forno é você! Fique atenta ao tempo, pois pode variar para mais ou para menos!!!
Desenforme quando estiver morninho e coloque em um prato beeem lindo!


Para o Brigadeiro você vai precisar de

1 lata de leite condensado (ou caixinha, tanto faz)
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de Nescau
1 colher de sopa de cacau em pó

Leve todos os ingredientes ao fogo baixo mexendo sem parar até levantar fervura e desgrudar do fundo da panela. Isso dá mais ou menos 10 a 15 minutos. Despeje ainda quente sobre o bolo já desenformado.

Granola

Polvilhe uma xícara de granola de boa qualidade sobre o brigadeiro ainda quente.

Dica da Matildagranola  traz em sua composição vitaminas, proteínas, fibras e nutrientes que fornecem energia, ajudam no bom funcionamento do intestino e antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento e combatem os radicais livres, reduzem o colesterol e o risco de câncer do intestino. Tudo isso reflete diretamente na pele, principalmente se o seu consumo for diário.
Vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e C, ferro, ácido fólico, zinco, niacina e fibras fazem parte do time da granola! 
Resultado: 1 a zero pra Granola!!!!


quinta-feira, 3 de abril de 2014

Bolo de Cenoura


Bolo de Cenoura

Não sei vocês, mas eu amo bolo de cenoura! Por vários motivos... o primeiro, é claro, porque é delicioso. Porque não adianta nada ser saudável e não ter gosto de nada... comida tem que ter sabor, tem que ter carinho, tem que ter história...
Depois vem a parte dos benefícios que ele oferece: como já disse por aqui, a cenoura é uma excelente fonte de carotenóides, que são compostos antioxidantes que auxiliam em diversas funções do organismo. O betacaroteno, (principal composto presente na cenoura) é uma substância convertida em vitamina A pelo organismo, um nutriente fundamental para a boa visão, principalmente a noturna e também atua na diminuição dos riscos de doenças oculares relacionadas à idade, como a degeneração macular e a catarata senil. Ele também reduz os riscos de doenças cardiovasculares, segundo estudos recentes.
Por isso fico super feliz quando consigo aliar sabor à saúde nos alimentos que ofereço aos meus filhos... e convenhamos, criança é difícil demais de agradar às vezes... kkk
Tá bom, tá bom, aí vai a receita:

Você vai precisar de:

Para o Bolo
Meia xícara de óleo de soja
4 ovos inteiros
4 cenouras médias descascadas
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Para a cobertura

2 colheres de margarina
2 colheres de sopa de chocolate em pó (se quiser mais amarguinho, use cacau em pó sem açúcar)
2 colheres de sopa de leite
6 colheres de sopa de açúcar

Bolo - Bata tudo no liquidificador, menos a farinha e o fermento, que devem, ser misturados à mão, no final, em uma vasilha à parte.
Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada - eu uso muito papel manteiga para forrar a assadeira, acho mais prático e nunca corro o risco do bolo grudar no fundo! E leve para assar em forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos ou até ficar douradinho em cima!

Cobertura - Leve tudo ao fogo mexendo sempre até levantar fervura. Despeje a calda ainda quente sobre o bolo.

Dica da Matilda: A vitamina A é um micronutriente com função antioxidante; ela fixa-se aos chamados radicais livres que se originam da oxidação de diversos elementos. Esses radicais livres teriam um efeito nocivo para as células e são tidos como causadores de catarata, tumores, doenças da pele e doenças reumáticas. Ainda tem importância na formação dos ossos, da pele, cabelos e unhas. Então, bora comer cenoura!!!!!