Pois é... não é fácil responder à essa pergunta. Principalmente por causa daquela máxima que diz que cada filho é um filho...
Tenho dois filhos, um menino de nove anos e uma menina de dois e meio, então já não me enquadro no quesito "mãe de primeira viagem". Só que não é tão simples assim. Meninos e meninas são muito diferentes (!) e por mais que vivam na mesma casa e tenham o mesmo tipo de educação, cada um se desenvolve do seu jeito.
Na hora de desfraldar o mais velho foi uma maravilha! Ele ia ao banheiro sozinho - estava brincando e de repente saía correndo, quando eu chegava atrás, já estava sem a cuequinha fazendo xixi no peniquinho! - se limpei meia dúzia de xixis dele no chão foi muito... o cocô, a mesma coisa - nunca fez cocô na cueca!
Com o desfralde noturno, a mesma simplicidade, fez xixi na cama uma única vez, e ainda assim, foram só umas gotinhas... um fofo!
Aí a mega mãe aqui pensou: Ah, com a pequena também vai ser fácil... que nada. Logo de cara já saiu dando trabalho... tirava a fralda dela, ela corria no quarto, abria a gaveta e pegava outra. Aí vinha com a carinha mais bonitinha do mundo falando assim: Toma mamãe, peguei uma limpinha prá você!
Own... que coisinha mais tchutchuca!
Mas o fato é que eu não amoleci (ops, só um tiquinho...) e continuei no meu propósito. Resultado: dois dias depois, percebi que minha filha ainda não está pronta para o desfralde.
O quê??? Não está pronta? Isso não existe! A criança tem que ser ensinada! Ela já está na idade!
É minha gente... ouvi muito isso.
Só que nada disso é verdade.
A verdade é que a criança tem que estar pronta sim, e há vários sinais que demonstram se já chegou a hora ou não.
Por exemplo:
1) Se a criança não quiser fazer xixi no vaso ou no peniquinho, e estiver relutante em ficar sem a fralda, não vai funcionar. Ela tem que querer! (sinal de comportamento)
2) Se ela não fica incomodada quando está com a fralda suja, não faz sentido querer fazer suas necessidades em outro lugar.(sinal de comportamento)
3) Se ela não consegue abaixar e levantar as calças sozinha, demonstra que não tem maturidade motora ainda. (sinal de comportamento)
4) Se não faz grandes quantidades de xixi de uma só vez, mantendo a fralda seca por mais de duas horas, significa que ainda não tem controle sobre o esfíncter (músculo que controla a saída do xixi) e que o xixi é eliminando de pouquinho em pouquinho sem que ela perceba... (sinal físico)
5) Se ainda não faz um cocô mais sólido, com uma certa rotina de horário é sinal de que ainda não tem maturidade física suficiente para controlar o esfíncter anal. (sinal físico)
6) Se, quando deixada sem fralda não percebe que o xixi saiu, não tem como controlá-lo. (sinal cognitivo)
E por aí vai... São muitos os sinais de comportamento, físicos e cognitivos. Mas o que, na minha opinião, vale mesmo, é o seu grau de conhecimento sobre o comportamento do seu filho. É o cuidado que você, e só você tem, para entender qual é a hora certa para ele.
Mas esses comentários - completamente fora de hora! - que as pessoas fazem sobre o desfralde não são completamente infundados. A culpa é toda do Freud, que instituiu que aos dois anos se inicia a fase anal. Só o que muita gente não sabe é que nem por isso a criança já é capaz de exercer pleno controle sobre seus esfíncteres (sim, são dois!!!) e nem é obrigada a entender e assimilar que aquela "coisinha" que ela sente na barriguinha é vontade de fazer xixi ou cocô!
Que me perdoem os Freudianos, mas isso, Freud não explica!!!
Portanto, não seguirei com o desfralde da minha pequena. Podem falar, comentar e até criticar. Mas quem sabe do xixi da minha filha sou eu! E você, mamãe, não se acanhe quando ouvir "aqueles" comentários... cada criança é única e precisa ser acompanhada individualmente, não dá pra comparar com o irmão mais velho e muito menos com os priminhos ou coleguinhas da escolinha! Vamos exercitar o nosso olhar para os sinais que nossos filhos nos dão, e assim, certamente teremos êxito!
Quando resolver tentar novamente, conto pra vocês o segundo capítulo da saga!!!
E tenho dito.