quinta-feira, 27 de março de 2014

Strogonoff de Frango Paulista e Mineiro


 Lá em casa, em SP, strogonoff é assim... só com a carne (que pode ser de frango ou de boi), o champignon e o creme de leite. Aprendi com a minha mãe, que fez pra nós a vida inteira... Mas me casei com um mineiro, que me apresentou um jeito novo de comer esse prato tão especial e afetivo pra mim... Em minas eles colocam palmito, milho, ervilha, massa de tomate... e fica muito gostoso também!
Só que como boa paulista que sou, vou puxar a sardinha pro meu lado e colocar a minha receita primeiro! Ah, e a foto também é dele, mêo!!!
Então lá vai:
Strogonoff de Frango Paulista


Você vai precisar de:
1/2 kg de peito de frango cortado em cubinhos
1 cebola pequena bem picadinha
1 dente de alho amassado
4 colheres de sopa de catchup
2 colheres de sopa de mostarda amarela
1 vidro pequeno de champignon em conserva
1 lata de creme de leite com soro
sal e pimenta do reino moída à gosto

Comece cortando o peito de frango e temperando com o sal e a pimenta do reino moída.
Refogue bem a cebola e o alho até que a cebola fique transparente. Acrescente o frango e cozinhe por mais ou menos 10 minutos, mexendo de vez em quando até cozinhar bem. Junte o champignon, o catchup e a mostarda e em seguida o creme de leite. Prontinho!!! Uma comidinha simples, fácil de fazer e deliciosa!!!
Sirva com arroz branco e batata palha.


Strogonoff de Frango Mineiro


Você vai precisar de:
1/2 kg de peito de frango cortado em cubinhos
1 cebola pequena bem picadinha
1 dente de alho amassado
4 colheres de sopa de catchup
2 colheres de sopa de mostarda amarela
1 vidro pequeno de champignon em conserva
1 lata de milho verde
1 lata de ervilha
1 vidro de palmito picado
4 colheres de sopa de massa de tomat
1 lata de creme de leite com soro
sal e pimenta do reino moída à gosto

O modo de preparo é basicamente o mesmo, os ingredientes "extra", vc pode acrescentar no final!




terça-feira, 25 de março de 2014

Creme de Abóbora com Cenoura



Ontem bateu um friozinho por aqui... aí o maridão pediu uma sopinha e eu... fiz!!!

Você vai precisar de:

Meia abóbora moranga com a casca
2 cenouras grandes
2 cebolas
3 dentes de alho
2 litros de caldo de frango
Cebolinha picada
Azeite extravirgem
Macarrão Padre Nosso à gosto
Temperinhos (pimenta do reino, salsinha, sal)

Coloque o caldo de frango em uma panela bem grande (!) e junto, a abóbora picada com a casca - não gosto de descartar as cascas de vários legumes, pois elas contém vitaminas e sais minerais, além de oferecer uma dose extra de fibras! Para usá-las, lave bem com água corrente e uma escovinha, para tirar qualquer sujeirinha que possa ficar escondida -  as duas cenouras, também com a casca, cortadas em pedaços grandes, as cebolas - essas sem as cascas! - cortadas em 4 e os dentes de alho cortados ao meio.
Tempere como quiser, com sal, pimenta do reino, etc.
E leve ao fogo para ferver.
Algumas pessoas devem estar se perguntando: ué, mas ela não vai refogar a cebola com o alho antes de colocar o caldo???? Resposta: não, gente, não vou. Pular a etapa do refogado diminui - e muito! - o número de calorias dos alimentos. Quando eles passam somente pelo processo de cozimento, ficam igualmente saborosos, mas sem as indesejáveis calorias a mais. Portanto, se você quer uma comidinha mais saudável e "levinha", pule sempre o refogado!!!
Quando os legumes já estiverem cozidos - para saber é só espetar um garfo e ver se estão molinhos! - retire do fogo e bata no liquidificador com um pouco do líquido restante. Depois de batido, volte para a panela e misture novamente com o líquido que restou.
Dessa vez eu coloquei macarrão Padre Nosso, aquele pequenininho... mas normalmente não coloco macarrão nesse creme... Fica à seu critério. Se quiser o macarrão, quando colocar os legumes para ferver, cozinhe-o em uma panela separada até ficar quase macio e junte-o no final do preparo para terminar de cozinhar.
Depois é só servir, polvilhar a cebolinha picada por cima e regar com um fio de azeite!
Delícia demais!!!!

Dica da Matilda: Como todos os vegetais de pigmentação alaranjada, a abóbora moranga é rica em beta-caroteno e vitamina C. Ela é rica em fibras, tem alto teor de óleo vegetal insaturado - fonte de vitamina E - tem um montão de vitaminas do complexo B e ainda por cima tem pouquíssimas gorduras!!! Dá pra comer tranquila, sem medo de engordar! Como não amar essa fofa??? 

sexta-feira, 21 de março de 2014

Batata Assada aos 2 Queijos


Socorroooooo!!!!
Sabe aqueles dias em que vc abre a geladeira e não tem absolutamente nada????
Fora isso, ainda tem duas crianças gripadas em casa, e você, cambaleando de sono porque não dormiu a noite toda cuidando de uma delas.... milhões de aff...
Pois é, isso acontece nas melhores famílias! E na minha não é diferente...
Sou super adepta da comfort food. Aquela comidinha gostosa, aconchegante, caseira mesmo. Por isso faço de tudo para os meus filhos provarem desse conforto que o cheirinho do feijão na panela traz, o aroma do bolo no forno envolvendo a casa toda e invadindo os corredores do prédio...
E daqui a alguns anos, quando eles estiverem longe de casa, viajando o mundo, sentirão saudades do cheiro da minha comida e do aconchego que ela proporcionava... e vão voltar correndo pro ninho da mamãe!!!! rsrsrs
Ok, sei que isso é maluquice minha e que talvez não aconteça, que talvez eles não viajem o mundo e morem comigo pra sempre... ebaaaaaa!!!!!!! rsrsrs
E essa história fofa não quer dizer que eu também não lance mão da praticidade que alguns pratos trazem ao meu dia a dia... principalmente porque aí sobra mais tempo para eu brincar com os meus pimpolhos!!!!
Enfim, no meio daquele desespero todo, encontrei umas batatas e queijo nas profundezas da minha geladeira!
E se tem duas coisas nesse mundo que os meus filhos adoram são batata e queijo! Viva!!!
É facinho de fazer, anota aí:

Você vai precisar de:

2 batatas grandes
100g de queijo (o que tiver na geladeira, eu usei mussarela, mas o prato e o cheddar também caem bem!)
50g de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de manteiga ou margarina.
* essa quantidade de queijo e manteiga dá para as duas batatas

Lave bem as batatas, com uma escovinha, de preferência, porque elas serão consumidas com a casca! Cuidadosamente (ops!) faça cortes na superfície da batata sem fatiar. Truque: enfie um palito de churrasco no sentido do comprimento da batata, na metade inferior, assim, quando fizer os cortes vc não correrá o risco de ter batata fatiada, porque a faca encontrará o palito!!!
No meio dos cortes, passe um pouco da manteiga e encaixe pedacinhos do queijo. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno até que a batata esteja macia.
Como o povo aqui de casa é apressado e eu também sou fã da praticidade, vc pode acelerar o processo cozinhando a batata no microondas.
Faça assim:
Depois de fazer os cortes na batata, enrole-a em um papel toalha e leve ao microondas por 6 minutos.
Retire o papel, recheie a batata e leve ao forno para derreter os queijos e dourar!
Você também pode mudar o recheio e inventar com o que tiver na sua geladeira... já aconteceu de não ter queijo aqui em casa... aí desfiei o franguinho que eu tinha feito no almoço, piquei umas azeitonas, uma bela colherada de requeijão e voilá!!!! Batata delicinha saindo do fornooooo!!!!
Espero que gostem e que ajude "na hora do desespero" e nas outras também, afinal, é um prato mega saboroso e lindo, além de tudo!!!!
Bjin pra vocês!